Os passarinhos, ou no termo técnico passerídeos são aves da ordem Passeriformes. Este é um dos grupos de animais mais numerosos que existem, além do grande numero de aves, a diversidade também é grande, já que são quase que 5400 espécies diferentes de aves somente dessa ordem, ou seja, somente que podem ser classificadas como passarinhos. Isso é quase que metade do total de aves classificadas no mundo inteiro.
Os passarinhos também podem ser classificados como animais domésticos. Apesar de opiniões divergentes, os passarinhos podem ser criados dentro das casas, em pequenas gaiolas. Há até mesmo quem crie os passarinhos para competições de canto.
O passarinho tem características peculiares. Eles têm quatro dedos que ficam no mesmo nível um dos outros. Três deles são voltados para frente e apenas um para trás. Eles não possuem membranas interdigitais. As suas penas são divididas em regiões: nove a dez chamadas de remiges primárias e doze chamadas de rectrizes. Os passarinhos nascem depois de um período no ovo e requerem cuidados específicos e atenção dobrada por algumas semanas, dependendo da espécie.
Cuidados com os passarinhos
Por estarem na lista de aves domésticas mais populares, os passarinhos requerem cuidados especiais, tanto na hora de escolher o passarinho, quanto no tratamento do mesmo, já que cada tipo de passarinho necessita de um cuidado especial e próprio.
Os pássaros pequenos, como os canários ou periquitos precisam de cuidados também pequenos. A regra para os passarinhos é basicamente esta: quanto maior o pássaro, maiores são os cuidados; quanto menor o passarinho, menor são os cuidados.
Outro fator importante na hora da escolha do passarinho é saber o tipo da casa que a pessoa vai abrigar o animal. Se a casa for ampla, com espaço para o pássaro tomar sol e não ficar somente no mesmo local, pode-se até mesmo pensar em um passarinho de grande porte. Se o local for pequeno e o dono não terá tempo para os cuidados, é preferível comprar um passarinho menor.
Uma dica é não comprar o passarinho canário entre os meses de julho e outubro já que este é o período que os canários trocam as penas e isso pode causar um trauma no passarinho, já que ele vai ter uma mudança drástica de ambiente e de rotina.
O papagaio também é um dos passaros preferidos de quem quer tê-los como animal de estimação. O problema é que quem compra um papagaio precisa estar preparado para uma relação para toda a vida, já que o animal pode viver muito mais do que o dono e eles são extremamente ligados e dependentes dos donos.
Os donos precisam ter muito cuidado quando forem pegar os passarinhos na mão. Os ossos desses animais são delicados e frágeis. A mais leve das pressões no ponto errado pode causar uma fratura que pode ser até fatal.
Alguns donos gostam de deixar os animais soltos dentro de casa. O perigo de deixar o passarinho andando pela casa é ele ir até a cozinha e acabar pousando em uma panela quente e se ferindo. Mas se os cômodos de liberdade para o passarinho forem fora de perigo, não há problema algum em deixar o animal circular livremente pela casa.
Caso o dono perceba que o passarinho esteja respirando com o bico aberto, é bom procurar um veterinário. Isso é sinal de que ele está doente e alguma coisa não vai bem. Aliás, a ida ao veterinário é ideal para se certificar que o pássaro é sadio e não precisa de cuidados específicos.
Dicas importantes para pais que querem criar passarinhos em casa:
1- Procure comprar o passarinho numa petshop que lhe dará todas as orientações necessárias;
2- Não compre aves exóticas;
3- Informe-se sobre os hábitos alimentares do passarinho, quantidade de água que pode ser dada diariamente, etc.
4- Compre uma gaiola de qualidade e espaçosa;
5- Geralmente alguns tipos de passarinhos ou pássaros são vendidos em casal, ou seja o macho e a fêmea, informe-se também sobre os hábitos de acasalamento dos mesmos.
6- A higiene da gaiola é muito importante, a mesma deve ser limpa diariamente, geralmente deve-se forrar o chão da gaiola com jornal, além de ser lavada em água corrente pelo menos uma vez por semana. A Petshop pode lhe orientar sobre quais os produtos que podem ser utilizados para desinfecção da gaiola e utensilios utilizados pelos passarinhos;
7- Troque a água todos os dias e siga as orientações de alimentação correctamente;
8- Na fase de limpeza da gaiola, mantenha seu passarinho em outra gaiola fechada para que ele não fuja;
9- Deixe a gaiola num lugar calmo e longe de correntes de ar;
10- Quase sempre os passarinhos e pássaros podem tomar banho de sol logo pela manhã. Esteja atenta para que eles não fiquem expostos ao sol forte, pois algumas espécies podem morrer em poucas horas quando expostas ao sol forte.
11- Compre os acessórios para a gaiola como: comedouros, bebedouros, porta-vitaminas, banheiras, etc.
12- Cuide de seu passarinho ou pássaro com muito amor e carinho, ele não é diferente de um gato ou de um cão. Ele também pode adoecer, sente frio, calor, fome, sede, esteja atento para que ele seja cuidado com muito zêlo e amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário